domingo, 25 de setembro de 2011

Isaac Newton previu o fim do mundo para 2060.


A Universidade de Jerusalém tornou pública algumas anotações do grande físico inglês Isaac Newton.

Newton era além de um grande cientista um filósofo bastante criterioso, era fascinado por alquimia e amante da teologia, tanto que teorizou a data para o fim do mundo à partir de estudos bíblicos.

Segundo sir. Isaac o mundo acabaria em 1260 anos após a refundação do Sacro Império Romano feita por Carlos Magno.

Ao que se sabe os cálculos de Newton foram feitos por volta de 1704 e baseados em fragmentos bíblicos do livro de Daniel. Segundo Newton, portanto, o mundo acabará em 2060.
Os manuscritos estão sob responsabilidade da Universidade de Jerusalém há quatro décadas e eram parte de um acervo de um colecionador.

A exibição foi feita na exposição “Os segredos de Newton” onde uma série de curiosidades são abordadas dentre elas seu interesse em alquimia.

Ao que tudo indica esses papéis são oriundos de um leilão que realizou-se em 1936 em Londres. O lote continha um milhão de palavras sobre alquimia e 3 milhões sobre teologia e profecias bíblicas.

O lote foi arrematado por dois milhonários, o economista britânico John Maynard Keynes (que posteriormente doou-os ao King’s College de Cambridge) e o orientalista Abraham Shalom Ezekiel Yahuda, que também doou os seus em 1951 ao recém criado estado de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário